-
Arquitetos: CONTRAPUNTO Taller de Arquitectura
- Área: 4703 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alejandro Arango Escobar
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, GRAPHISOFT, Lumion, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Biblioteca Pública Municipal Gabriel Turbay está localizada no planalto do Município de Bucaramanga no Departamento de Santander. A biblioteca está em funcionamento desde 1982, oferecendo diversos serviços educacionais e culturais, tornando-se um dos equipamentos públicos urbanos mais relevantes da Área Metropolitana de Bucaramanga.
A base fundamental do projeto de modernização assenta no desenvolvimento de diagnóstico que permite avaliar, a partir da componente humana e espacial, temas transversais: Acessibilidade, Funcionalidade, Materialidade, Iluminação e Ventilação Natural. Neste sentido, o desenvolvimento de um exercício de projeção para a recuperação de um Imóvel de Interesse Cultural da Ordem Municipal, pressupõe-se a partir do reconhecimento da linguagem arquitetônica inicial do edifício, adequando-se à regulamentação em vigor, dentro de critérios de optimização, modernização, flexibilidade, durabilidade e acessibilidade universal, gerando alto impacto social e melhorando a qualidade de vida de seus usuários, tanto operacionais quanto do público em geral. Princípios de intervenção. A adequação das necessidades técnicas e funcionais dos projetos arquitetônicos se enquadram em princípios que viabilizam o processo de Modernização da Biblioteca Municipal Gabriel Turbay, conforme segue: acessibilidade universal; recuperação arquitetônica de Imóvel de Interesse Cultural através da linguagem de elementos não estruturais adaptada à regulamentação em vigor; definição de espaços abertos, flexíveis, iluminados e permeáveis; incorpore materialidade de alta qualidade e durabilidade ao mesmo tempo em que atende às condições acústicas e bioclimáticas exigidas para a funcionalidade espacial; projeção de redes e materiais à vista que permitam racionalizar custos e otimizar os tempos de execução das obras de modernização.
O diagnóstico integral proposto permite além de reconhecer o estado arquitetônico atual dos ambientes a intervir; uma aproximação pessoal com quem habita o local (funcionários e diversos utentes da Biblioteca) possibilitando a identificação de elementos fundamentais para o estabelecimento de estratégias de desenho que garantam a sua optimização e eficácia na fase de construção, melhorando a distribuição e dimensionamento dos espaços para o desenvolvimento das atividades de seus usuários, atingindo as condições espaciais adequadas de inclusão e conforto. A modernização consiste na transformação de um dos espaços coletivos de atendimento urbano mais representativos da cidade, a partir de uma política de participação, na qual todos, usuários e gestores contribuem na construção de necessidades, mas também na visualização de suas potencialidades, no sentido estabelecer uma melhoria abrangente que permita consolidar um processo de modernização de alta qualidade.